terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Onde Vivem os Monstros.


Onde vivem os Monstros!


"Que comece a bagunça", grita o menino fantasiado de lobo e com uma coroa na cabeça. Ao seu redor, os monstros – gigantes balofos e peludos, feiosos mas simpáticos – aprovam a ordem do novo rei e disparam a correr pela floresta, derrubando uma ou outra árvore no caminho. É nesse momento anárquico que Onde Vivem os Monstros. Os monstros, que no livro não têm personalidades distintas, ganham cada qual seu perfil psicológico – para ficar em três exemplos, Carol (com a voz de James Gandolfini, ator de Os Sopranos) é caloroso mas instável, KW (Lauren Ambrose) se mostra compassiva e maternal com Max, e Judith (Catherine O’Hara) é autocentrada e mesquinha.
Esses seres às vezes se comportam realmente como monstros: ameaçam devorar Max ou se desmembram uns aos outros (não, não é um filme para crianças miudinhas). Como rei da ilha, Max tenta pacificá-los com a promessa de construção de uma cidade-modelo, feita de acordo com maquetes construídas, com insuspeita delicadeza, por Carol. Mas essa utopia pueril segue o caminho de suas congêneres adultas: redunda em fracasso e violência. A imaginação, afinal, também conhece seus limites melancólicos. O filme às vezes se desvia da fantasia que o inspira para demorar-se nesses conflitos domésticos vulgares.

Onde Vivem os Monstros, com suas criaturas mal-educadas e barulhentas, oferece ao espectador a chance de revisitar o lado mais indômito da infância. Toda a sua alegria selvagem, porém, esbarra em uma conclusão meio tristonha: não se pode viver para sempre nas ilhas da imaginação.

" Adorei o filme, achei incrível. Me identifiquei muito com Max. Mas até hoje acredito que um dia, todos nós vamos viver na ilha da imaginação, podem apostar. Com certeza quando eu me aquietava com meus brinquedos (não me lembro) mas tenho certeza que estava na minha ilha, onde eu era a Rainha e faria de tudo para a paz reinar. Acreditem se quiser. Então é isso, ai está um resumo sobre o filme e a minha opinião, todos que já foram criança deveria ver. Por que com certeza este filme não é para as crianças pequenas de agora, é para quem já foi criança!"

Beijos de monstros para todos vocês!




Nenhum comentário: